terça-feira, 20 de setembro de 2011

GRUPO TERRA - 1980

Postei esse cd, por que é muito bom, e alguns componentes são conhecidos nosso, que moravam no Bom Parto como o Cláudio Carlos (que é baterista, tem um defeito na perna e ainda era goleiro), o Chico Elpídio, que morava na cambona e jogava pelo time da praça dos Martírios, adversário ferrenho do Flamenguinho (compositor, voz e violão desse cd) e Beto Batera, eu não conhecia muito, mais, era bastante conhecido na época. Entre eles está o hoje cantor e compositor Eliezer Setton, referencia da musica alagoana.
O Grupo Terra surgiu na década de 80 e tinha como integrantes nomes como Carlos Moura, Eliezer Setton, Marcondes Costa, Francisco Elpídio, entre outros. Formado por um grupo de jovens artistas que tinham uma visão progressita e que buscaram o resgate das tradições nordestinas em um momento que começamos a viver os ares da liberdade, com a decadência da censura e da redemocratização do país.
Em “Pássaro de Prata”, Carlos Moura e Edson José, expressam o sentimento da luta pela liberdade e integração latinoamericana em um bela canção e com um arranjo muito bem elaborado. Já na faixa “Literatura de Cordel” José Cavalcante e Marcondes Costa expressam neste baião as qualidades do homem do campo, que mesmo sem ter instrução e não tendo anel de doutor teve a capacidade de produzir uma poesia riqusssima do ponto de vista antropológico e sociológico que veio a derivar esta riquesa musical que é o forró pé de serra ou como dizia Gerson Filho a Música Popular Nordestina. Ressalto ainda a faixa “Noite Sertaneja” de autoria Marondes Costa.
Vale porém ressaltar que nomes como, Carlos Moura, Marcondes Costa e Eliezer Setton, principalmente Eliezer, ainda continuam produzindo para a nossa felicidade. Este é um disco repleto de composições de alto valor poético e que resgata a nossa cultura.
Grupo Terra – 1980
Bandeirantes Discos – BR 73003
 


01. Minha Terra (Marcus António)
02. Passaro de Prata (Carlos Moura – Edson José)
03. Literatura de Cordel (José Cavalcante – Marcondes Costa)
04. Mote E Vida Peregrina (Francisco Elpídio – Eliezer Setton)
05. Noite Sertaneja (Marcondes Costa)
06. Cavalhada (Zailton Sarmento – Francisco Elpídio)
07. Morada Sertaneja (Francisco Elpídio – Marcondes Costa – Eliezer Setton Paulo Renault)
08. Mote Bem Brasileiro ( Marcondes Costa – Tânio Barreto)
09. Estórias do Tempo Antigo (Laerson Luis)
10. Maria Fumaça (Francisco Elpídio – Paulo Renault – Eliezer Setton)
11. Meu Nordeste (Francisco Elpidio – Marcondes Costa)
12. Frevo do Gonguila (Zailton Sarmento)

Download link:
Acervo do site:
http://forroalagoano.com/acervo/grupo-terra/